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Os benefícios das verduras

Nutrientes e vitaminas sempre presentes


A presença das verduras em seu cardápio é indispensável, com elas você ganha muito mais do que uma alimentação, mas também nutrientes e vitaminas que fazem a grande diferença em sua saúde.


O recomendado por órgãos de saúde é consumir diariamente, pelo menos três porções de hortaliças (e frutas) na alimentação. Por sua vez, o Instituto Americano de Pesquisa de Câncer (AICR) afirma que uma dieta rica em hortaliças e frutas variadas, preferencialmente cruas, ajuda a reduzir de 60% a 70% o risco de desenvolver alguma forma de câncer. A parte comestível das verduras são as folhas, hastes, flores ou botões. Já a dos legumes são os frutos, sementes e raízes. Esses alimentos não apenas fornecem uma cor em nossa refeição, como trazem nutrientes importantes. E, saiba, a cor da hortaliça determina seu benefício.

Por exemplo:

Hortaliças verdes (como brócolis, rúcula e espinafre): agem na renovação das células do sangue e fortalecem o sistema imunológico;

Hortaliças vermelhas (como pimentão, tomate e rabanete): ajudam a diminuir os riscos do câncer de próstata e são fontes de vitamina C;

Hortaliças laranjas (como cenoura e abóbora): são muito boas para a visão, beleza da pele e auxiliam na prevenção de diarreia e doenças como bronquite;


Além disso, a ervilha, o grão-de-bico e a “soja verde” também são ótimos alimentos, exemplos de hortaliças, que devemos consumir. Eles são ricos em proteínas, ou seja, nutrientes responsáveis pela construção e manutenção do tecido e defesa do organismo.

A maioria das pessoas desconhecem é a de que batata, batata-doce, os milhos, melão, morango e melancia também são considerados hortaliças.


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