• @poloimoveis

Aquelas decorações que amamos para casas e apartamentos - Conheça 5 estilos

Quem não ama um lar bem decorado, não é verdade? Na hora de criar a identidade visual de um ambiente, é normal que as pessoas se sintam perdidas com tantas informações. Afinal, há diversos estilos de decoração e cada um conta suas particularidades.

O ideal é optar por um que reflita a personalidade dos moradores e que todos os elementos harmonizem entre si. Mas essa não é uma tarefa tão fácil. Por isso, separamos 5 maneiras de decorar sua casa que você não pode deixar de conhecer. Fique atento a cada um e descubra qual combina mais com seu perfil.


1. Minimalista

A premissa desse estilo é: “menos é mais”. Ou seja, é baseada na escolha de poucos elementos para compor o ambiente. A ideia é usar apenas o necessário para que os espaços pareçam amplos e que sejam locais nos quais prevaleça a funcionalidade. Para isso, a melhor opção é utilizar móveis multifuncionais.


Do mesmo modo, os móveis planejados são indicados para compor uma decoração minimalista. Afinal, conseguem otimizar todos os espaços da casa, visando a praticidade dos moradores. Assim, os móveis são baixos, elegantes e simples. As cores neutras predominam, como o cinza, bege, branco, preto. Para criar esse estilo, há poucos objetos decorativos. O ideal é eleger alguns que sejam bem marcantes para criar pontos focais, como um quadro na parede ou uma elegante peça de arte.





2. Escandinava

Esse tipo de decoração é atemporal e tem como base a simplicidade da vida nos países nórdicos. O branco prevalece no ambiente e os tons que remetem à natureza são os responsáveis por dar vida ao local, em especial o verde. Para deixar o branco mais aconchegante, a madeira tem uma presença marcante nos móveis e revestimentos do piso e paredes. Mantas de lã sobre os sofás, tapetes de pelo alto e almofadas acrescentam conforto à modernidade dessa decoração. Os objetos são posicionados de uma forma incomum e é justamente isso que dá personalidade ao local. Um bom exemplo disso são quadros encostados no chão ou em prateleiras e fios de lâmpadas ficam aparentes.




3. Industrial

Esse é um dos estilos de decoração que mais tem feito sucesso. Ele traz tubulações aparentes, concreto, madeira, metal e vigas expostas. A ideia é criar um clima de armazém ou galpão. Por isso, o pé direito costuma ser alto. Luminárias em cobre ou alumínio e paredes de tijolo aparente ou com revestimento de cimento queimado são a marca registrada. As cores que compõem o ambiente são neutras e sóbrias, como o marrom, branco e cinza.





4. Campestre

Associado às casas de campo, o estilo campestre aposta na madeira como material principal. Para dar graça e aconchego ao rústico, há a presença de flores, seja em estampas, seja nas floreiras distribuídas pelos ambientes. Sofás ou poltronas de couro não podem faltar. Normalmente, a iluminação é em tom amarelado para destacar os elementos naturais e enriquecer o clima bucólico. Aposte também em fibra natural, que pode estar na cúpula de abajures, encostos de cadeiras, tapetes e mantas.





5. Clássico

Quem gosta de sofisticação e elegância, certamente se identifica com esse estilo de decoração que lembra casas nobres e castelos. Os detalhes são ricos e escolhidos a dedos. O mobiliário em madeira e couro apresenta curvas e entalhes. Apesar de ter peças bem marcantes, é um estilo atemporal e tradicional. No entanto, é indicado para espaços amplos, pois as peças são grandes, volumosas e imponentes. As cores seguem a paleta da madeira, ou seja: branco, bege, preto, off-white e marrom. Invista em objetos de decoração como candelabros, abajures e detalhes em cobre, prata ou ouro. O uso de pedras naturais, como mármore e granito, harmoniza muito bem com o estilo clássico.





E então? Com qual dos estilos de decoração você mais se identificou? Além do gosto pessoal, é preciso levar em consideração o espaço disponível e hábitos de vida. Dessa forma, você terá seu lar do jeitinho que sempre sonhou!




2 visualizações